quarta-feira, 26 de junho de 2013

Protestos no Brasil: Especialmente para Amigos e Colegas

Todos os meus amigos e colegas sabem que eu sou, com orgulho, um palhaço.
Teço piadas inteligentes, às vezes, e muitas outras vezes piadas imbecis e bobas, mas que não afetam a vida das pessoas e ainda nos ajuda a viver com mais felicidade no dia a dia.

Depois de tentar conversar sobre os protestos no Brasil, percebi que em vez de ter feedbacks de opiniões, passei a virar piada por estar "enlouquecendo" por causa de política e protestos...

Daí passei a refletir:

Para que serve nossa interação?
Qual o motivo pelo qual temos a necessidade de trocar ideias e informações?
O que significa nosso "comunicar", e como isso pode afetar nossas vidas?

Para cada pergunta dessas existe uma resposta particular de cada um de nós.
Obviamente, todas as nossas opiniões estão diretamente relacionadas à nossos valores e cultura.

Sendo assim, um religioso tenderá a não aceitar a "descriminalização da maconha", por exemplo, mesmo havendo evidências científicas de que a erva pode ser utilizada para fins mediciais, como em casos de soropositivos. 

Mas, para não perdermos o foco, volto à questão de opinião e comunicação.
Como todos os que interagem comigo sabem, dou muito valor ao conhecimento político em geral, por motivos muito óbvios e simples:

01 - Todas as decisões politicas afetam nossas vidas diretamente.
02 - A situação atual da sociedade em que vivo me deixa triste, pois existem crianças se prostituindo nesse momento para poderem se alimentar, ou até envolvidas com o tráfico de drogas.

Esse é o motivo pelo qual reprovo o "fazer piadas" por alguém preocupar-se com o debate político, sobre a PEC 37, PEC 33, reforma política, protestos nas ruas, dentre outras manifestações, me entristece.

Quando um amigo tira um sarro de minha cara, tratado-me como se fosse um utópico extra-terreste por por estar tentando debater política, eu fico deveras muito TRISTE.

Meu interesse nesse debate não é o de tirar proveito da situação, mas sim, tentar mudar a situação.

Existe algo chamado "Engenharia Social", que é uma ferramenta antiquíssima e maliciosa utilizada por pessoas comuns, políticos, organizações e pela mídia para moldar nosso comportamento.

Um exemplo disso foi o lançamento dos celulares e serviços da "Oi" no Brasil, cuja filosofia era "não ter um Oi é estar no passado", destacando o "sem Oi" normalmente como um personagem em preto e braco ou com vestes de "matuto".
Qual foi o resultado? Vocês, muito provavelmente, sonharam com um Oi, assim como eu.

Os políticos brasileiros usurpam o dinheiro público, oriundo de nossos bolsos, pois TUDO que usamos tem a incidência de impostos, concordam? 
A carga tributária brasileira é uma das mais pesadas e confusas do mundo.

Somos o país com maior aporte de recursos hídricos do mundo, somos o 5º maior país do mundo em extensão territorial, e nossa agricultura é uma das principais bases da economia do Brasil, onde grande da produção (a melhor parte, diga-se de passagem) é exportada para países desenvolvidos, em quanto nossos irmãos nordestinos morrem de fome, 9% de nossas crianças morrem antes de completarem 1 ano de vida, e cerca de 36% dos brasieliros ainda são considerados "sem terra".

Não se sabe ao certo o que explodiu a onda de protestos no Brasil, se foi articulação da oposição para tentar manchar a imagem do PT, se foram os iluminatis, os Anonymous ou a CIA. Contudo, temos visto um Congresso, desculpe-me a expressão, com o "cu não", pois a revolta de todo o País contra os partidos polícos é evidente e gritante, onde nem a Globo,  Arnaldo Jabor, Ronaldo Fenômeno ou Pelé conseguiram calar as vozes das ruas.

Seria mesmo hora de brincarmos de piadinhas?
Será que não conseguimos enxergar o momento histórico que estamos vivendo?
Será que vale a pena seguir, apenas, como o bom profissional e estudante que bate o cartão e tentar ir para faculdade ou para casa, tendo de enfrentar um trânsito caótico, para chegar em casa com medo de ser assaltado, dormir muito tarde, acordar muito cedo no dia seguinte e nem poder comprar um IX35, como merecemos???

Minha sugestão é se informem mais sobre o que é a reforma política e o que mudaria no Brasil se ela for aprovada. O que é o voto distrital? O que porra vem a ser PEC, plebicito, referendo e por aí vai...

Por fim, tomemos muito cuidado! 
Pois quem faz piada hoje, pode continuar sendo piada amanhã.

Um comentário:

  1. A maior vitória na competição é derivada da satisfação interna de saber que você fez o seu melhor e que você obteve o máximo daquilo que você deu.Eu fui pra rua...tenho orgulho disso sem mais desse palhaço.Tudo o que quero na vida é ser palhaço. Não. Não estou dizendo isso porque me cansei de ‘ser feito de palhaço’. Não, nada disso. Não quero ser palhaço porque tudo o que acontece na política brasileira é enojante. Não quero ser palhaço porque grande parcela das notícias sobre a igreja cristã evangélica brasileira me deixa indignado. Muito menos quero ser palhaço pra compartilhar uma suposta unção do riso.pois amanha vou trabalhar para ajudar meu país a crescer pois nesse circo meu nobre Mahatma nós sabemos quem é o palhaço. José Carlos Brandão

    ResponderExcluir