No dia 22 de junho de 2012, sexta feira passada, partia a CIA Teatral Minutos de Artes para Fortaleza, Ceará, às 4h30 da manhã, numa VAN guiada pelo formidável motorista e amigo Veronaldo, tendo como passageiros meus loucos amigos-artistas: Marcos Bracho, Renan de Oliveira, Marcelo Rhwushansky (na direção da comédia "Veja Você Margarida"), Luiz Navarro, Itamar Phellype, Jhon Riber, Fell Silva, Rayanne Morais, Madson Eric, Nilson Silva e Vidigal (na direção da comédia "Maldita Herança", vencedora do júri-popular da MOCASPE 2012).
Foram cerca de 2.000 km percorridos, sendo mais de 12 horas de viagem...
E haja "viagem!" Tudo era motivo de graça! Cantarolamos até não aguentarmos mais, assistimos o DVD de Alcione umas 100 vezes e depois o de AnaCarolina (parece que só tinha esses mesmo). Foi engraçadíssimo!
Trajeto: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. |
Nessa aventura de Pernambuco a Ceará, passamos também pelos estados de Paraíba e Rio Grande do Norte. No Rio Grande no Norte paramos na Cidade de Macaíba (a 26 km de Natal) para almoçar e fazer alguns reparos no trenzinho que estava com as malas e cenários dos espetáculos.
O nome da Cidade me chamou atenção, daí lancei um desafio para Rayanne e Madson: vamos procurar macaíba pra comprar??? O desafio foi aceito, porém frustrante: Em Macaíba tinha banana, coco, milho verde, manga, jaca, pipoca e confeito, mas não tinha macaíba... Mas as pessoas que conversamos no caminho dessa busca foram simpatissímas e compartilharam algumas risadas conosco.
Macaíba - Rio Grande do Norte |
Uma vez em Fortaleza, nos hospedamos no Lídia Hotel, quando finalmente conseguimos encontrá-lo depois de muito vai-e-vem.
A Cidade é muito bonita, cheia de hotéis e pousadas por perto, perto da Praia, do Mercado Central e do belíssimo Centro Cultural Dragão do Mar, onde foi apresentada a comédia "Veja Você Margarida".
O "Dragão do Mar" é um complexo cultural de 30 mil metros metros quadrados idealizado pelo Secretário da Cultura do Ceará, o jornalista Paulo
Linhares e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes, na década
de 90.
O grande e bem-sucedido espaço erguido perto da praia de Iracema funde
com originalidade edifício e rua, esfera pública e esfera privada.
Absorvido pelo entorno de calçadões, bares, restaurantes e casas
noturnas, o Dragão é epicentro de uma mistura vigorosa de classes
socioeconômicas, áreas artísticas (música, teatro, dança, cinema etc.) e
ritmos musicais, do rock ao forró, do reggae à MPB.
Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará |
Assim ficou conhecido o abolicionista Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, líder jangadeiro que deflagrou greve no setor, paralisando assim o mercado escravista por três dias, em janeiro de 1881, o que motivou diversos outros grupos cearences a lutar contra o mercado negreiro.
O Dragão do Mar é símbolo de coragem, atitude e resistência. Personagem que marcou e mudou a história cearense.
Escultura do legendário Dragão do Mar no Centro Cultural. |
Bem, não vou me estender mais porque já estou com sono, e se ficar falando sobre esse passeio e as coisas de lá não paro nem tão cedo.
O que mais me deixou feliz foi ter meus amigos por perto fazendo cultura e trocando idéias com os artistas de Fortaleza.
O Centro Cultural Dragão do Mar me encantou, pois é uma obra que resgata a memória cearense, fruto da verdadeira política, onde há cientistas e pensadores buscando melhorar a qualidade vida das pessoas, o acesso à informação e cultura, o que fatalmente acaba por diminuir a violência e marginalização.
Parabéns Minutos de Arte, parabéns Fortaleza pela beleza e gente fina!
Vídeos interessantes:
Centro Cultural Dragão do Mar:
Parabéns Minutos de Arte, parabéns Fortaleza pela beleza e gente fina!
Vídeos interessantes:
Centro Cultural Dragão do Mar:
Vem pra Fortaleza:
Nenhum comentário:
Postar um comentário